quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O que está realmente em causa no próximo dia 11 de Outubro em São Pedro


No próximo dia 11 de Outubro, para lá de quem venha a ganhar ou perder as eleições para a Assembleia de Freguesia de São Pedro, uma coisa vai certamente mudar: a composição do futuro colectivo daquele órgão autárquico ficará mais plural.
Isso, significa em si mesmo, uma valorização dos pilares essenciais da democracia, o que obrigará abertura à negociação e ao diálogo, deixando para trás este “quero, posso e mando”, que tem caracterizado, pelo menos, os últimos 8 anos políticos na Cova-Gala.

Neste momento, a meu ver, para os eleitores de São Pedro, essa é a questão essencial que será colocada no próximo dia 11, quando forem exercer o seu dever cívico.
A actual Lisp, que se deixou amarrar na insustentável dependência da fulanização absoluta da liderança de Carlos Simão, tornou-se numa força sem património político colectivo. O velho traço tolerante da Lisp inicial – a de 1985 - desvaneceu-se. A identificação com o melhor dos covagalenses é passado. A Lisp actual, enfeudou-se e deixou-se manipular pelo poder autárquico vigente na Figueira nos últimos 12 anos. Daí, absorveu e pôs em prática, apenas, "o pior dos figueirenses”: a soberba, a arrogância, a intriga, a inveja, a ambiguidade e a falta de valores.

Em São Pedro, o vazio, político e ideológico, do “centrão”, engendrado pelo PS e PSD figueirenses, há quatro anos atrás, foi agora felizmente rompido, principalmente, com a candidatura Socialista do António Samuel, sem esquecer, claro, a outra alternativa democrática, a candidatura de Nelson Delgado, da CDU.

Só este facto, constitui, em si mesmo, um importante avanço democrático na vida política da freguesia de São Pedro, comparando com o que se passou há quatro anos atrás.
Independentemente das ideologias e do candidato em que cada um de nós possa vir a votar no próximo dia 11 de Outubro, para quem gosta de viver numa Terra com abertura, tolerância democrática e diversidade de opinião, é muito mais agradável ser governado por alguém que tem de conviver com uma oposição forte, do que, por quem, como tem acontecido nos últimos anos, que considera que pode mandar em tudo.
Perante isto, e como existem alternativas em discussão no próximo dia 11 de Outubro, estou em crer que nenhum covagalense vai permitir que outros escolham por si.

Sem comentários: