segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Ainda a questão da vila de São Pedro

Neste momento, o concelho da Figueira da Foz tem 18 freguesias. Por via da reforma administrativa que ai vem, vai ficar com 10. Pelo que já se sabe,  São Pedro vai ser uma das que desaparecem.
Carlos Simão, presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro há quase duas décadas, disse no decorrer de uma Assembleia de Freguesia, realizada no dia 28 de Dezembro de 2009, esta coisa absolutamente extraordinária e espantosa: “Cova-Gala não existe em lado nenhum".
Segundo o que  Carlos Simão então pensava e afirmou, “Cova-Gala é um nome interno, ou seja, não existe em lado nenhum. O que existe é Freguesia de S. Pedro da Figueira da Foz."
Como estamos recordados, fazendo tábua rasa do património natural e histórico dos descendentes dos ilhavenses – os verdadeiros fundadores da Cova, primeiro, e, cerca de 40 depois, da Gala - uma elite político-administrativa impôs a "verdade absoluta Vila de São Pedro", uma criação oportunista de políticos, de fora e de dentro da Cova-Gala.
Cova-Gala, pelos vistos, para quem, ultrapassando tudo – mesmo os fundamentos que podem elevar uma aldeia ou um povoado a vila, jamais uma freguesia – era um nome que não ficava bem!..
Foi ignorado o essencial… E agora, dado o mais que provável desaparecimento da freguesia de São Pedro, como se vai resolver o imbróglio?...
Deus, por vezes, escreve direito por linhas tortas.
Quem sabe se este não é o momento ideal para “repôr a realidade histórica, atenuar os efeitos de insatisfação, incredibilidade e divisionismo que se instalou no seio do povo da Cova-Gala.”!..
A Vila de São Pedro, criada em 5 de Junho de 2009, não é a “a povoação de São Pedro”!... Isso é que não existe em lado nenhum!..
O que por enquanto ainda existe, é a freguesia de São Pedro, que não passa de uma mera denominação administrativa, como se vai comprovar em breve.
Um Povo que não preserve o seu passado e as suas raízes não tem futuro. E a Cova e a Gala têm um passado de que todos nos devemos orgulhar.
E, temos de saber preservar, com rigor e com verdade, e não ao sabor conjuntural dos interesses politiqueiros, seja de quem for.

1 comentário:

Guimaraes disse...

Fui trabalhar para o Hospital Distrital da Figueira da Foz, também chamado Hospital da Gala, em 1975, e sempre ouvi chamar Gala à povoação junto à ponte dos arcos e Cova à outra povoação mais para o lado da praia, onde pontificava o "Manel dos Caracóis". De S. Pedro era a festa de Junho. Tenho até ideia de que na estrada 109 havia a placa "Gala".
Suponho que o nome de "Gala" tenha a mesma origem do nome "Gaia", derivando ambas de "Calae", o lugar onde se atravessa o rio.
Acho muito bem que os naturais tenham orgulho do nome ancestral da sua terra e recusem o nome "modernaço" de Vila de S. Pedro.