terça-feira, 16 de julho de 2013

Ainda não é tarde...

Em 30 de Abril passado, sem ter falado com ninguém, obedecendo apenas ao que considerava e considero o caminho para dar resposta aos reais problemas da Figueira,  sugeri o seguinte…
Vamos ao que interessa: uma verdadeira alternativa autárquica para a Figueira...
O que é que impede a esquerda de apresentar uma verdadeira alternativa à gestão da Câmara Municipal da Figueira da Foz nos próximos 4 anos?..
Sim, estou a falar da apresentação de uma lista conjunta PCP/VERDES/BE mais independentes de esquerda, à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia...
O resultado foi o esperado: nenhum…
Em 22 de maio voltei à carga…
Face aos cenários previsíveis -  uma coligação de direita, camuflada de Somos Figueira!.., e uma direita conservadora do PS -  os figueirenses não terão direito a uma verdadeira alternativa?..
Como alvitrei há tempo, neste espaço, é inadiável, necessário, útil, imprescindível e urgente uma coligação de esquerda: CDU + BE + Cidadãos Independentes.
Eleger um vereador, pelo menos, depende de nós...
Em 11 de junho, dei conta da minha desilusão.
Na Figueira, não vivemos tempos nada optimistas.
Os tempos estão difíceis  para gente que queira teimar em confiar no futuro.
A Figueira é pior que  “merda de cão”, que é coisa que,  aliás,  abunda nos passeios…
Só quando a Figueira está claramente a cheirar mal é que, então, o figueirense olha para as cartas que tem e, mesmo assim,  pensa que pode ser que o baralho lhe traga qualquer coisita...
Sempre foi assim: nunca mexemos uma palha para modificar o rumo do jogo.
Mais uma vez,  uma verdadeira alternativa autárquica para a Figueira ficou adiada...
Face aos cenários previsíveis -  uma coligação de direita, camuflada de Somos Figueira!.., e uma direita conservadora do PS -  os figueirenses não terão direito a uma verdadeira alternativa...
A meu ver, era inadiável, necessário, útil, imprescindível e urgente uma coligação de esquerda: CDU + BE + Cidadãos Independentes.
Eleger um vereador, pelo menos, dependia de nós...
Não quiseram…
Isso, vai  continuar  a pagar-se caro…
Mas, um dia isso vai acontecer…
Hoje, em Portugal, a meu ver, a responsabilidade está na esquerda.
A meu ver,  na Figueira também...

3 comentários:

João Paulo Tomé disse...

Pois é! Antes de acabar o ano de 2012, abordei representantes do PCP e do PS da Figueira da Foz, para pensarmos num programa comum.
Voltei à carga durante a última Assembleia Municipal.
O PCP desculpou-se com a decisão do Comité Central que não permitia alianças a não ser a CDU para as Autárquicas.
O PS, pela voz de Deputados municipais e dos Vereadores, para além de João Portugal, mostrou-se aberto, no entanto, o Senhor Presidente da Câmara recusou liminarmente esse caminho porque, embora aqui e alí tenha assumido algumas posições "à esquerdinha", não deixa de ser um homem da política da Direita institucional.
É a sua génese e ninguém o pode levar a mal.
Mas do PS "se curvar servilmente" a essas ideias ......
J.P.Tomé

Anónimo disse...

A ideia de uma coligação de esquerda, eu diria antes face a esta conjuntura , uma coligação de pessoas progressistas que pudesse abranger uma ampla facha de sectores da sociedade que se regem por valores e ideais mais humanistas e solidários, teria toda a razão de ser se nao fosse a urgência das eleições. Um movimento da sociedade civil no sentido de dar algum alento a decadência com que hoje nos nos deparamos nesta cidade teria de partir de acções concretas que visassem problemas específicos e que com o tempo resultassem numa necessidade de maior abrangência e ai e com razão ocupassem os lugares de decisão. Se se procura e tão só as eleições estamos a entrar no campo que o exemplo ultimo e mais flagrante e o Miguel Almeida aparecendo do nada oferecendo com uma mão nada e com a outra coisa nenhuma. Em dois meses da-se ao luxo de já ter percorrido milhares de quilómetros e visitado dezenas de lugares , tendo em contrapartida durante os últimos quatro anos estado sossegado no seu canto e só pontualmente se viu fazer algo.

Anónimo disse...

Uma coligação com o partido "Os Verdes"?...Essa tem muita piada. O que é isso de "Os verdes"?. Alguem sabe dizer quantos votos esses ditos "Os Verdes" representam em Portugal? Alguma vez isso foi apurado? E quantos votos representam na Figueira? E têm militantes ou eleitores na Figueira? Quem são? Onde estão?