domingo, 18 de agosto de 2013

Memória da tiragem do sal à moda antiga...


Está a decorrer no Núcleo Museológico do Sal, uma Safra à Moda Antiga.
Esta recriação da recolha de sal por métodos artesanais faz parte das minhas memórias de infância, pois durante muitos anos, lá pelos idos anos 60 do século passado, acompanhei muitas vezes a minha mãe e a minha avó Rosa Maia, tiradeiras de sal - elas iam trabalhar no duro e eu, criança, ia brincar aos marnotos.
Recorde-se, que na altura as salinas constituíam uma actividade económica relevante na Figueira da Foz.
Como acabou de me dizer a minha mãe, quando lhe pedi para colocar aqui a foto dela a tirar o sal, para dar-me  conta da dureza desta lide, "o sal era branco, mas fazia o coração preto".
O Pedro Agostinho Cruz, fez esta manhã um trabalho fotográfico da iniciativa promovida pelo Núcleo Museológico do Sal. Para ver clicar aqui.  

Sem comentários: