terça-feira, 5 de maio de 2015

Finalmente, as dunas a sul do quinto molhe estão a começar a ser refeitas!..

foto António Agostinho
A ocupação desordenada do litoral contribuiu para situações de desequilíbrios e fenómenos de erosão costeira que têm vindo a pôr em causa a segurança de pessoas e bens.
Foi o que aconteceu  a sul do porto da Figueira da Foz,  depois das obras do prolongamento do molhe norte em 400 metros,  onde nos últimos anos se agravaram os efeitos erosivos a sul do "Quinto Molhe".
Por aqui, nesta outra margem, a protecção da Orla Costeira Portuguesa é uma necessidade de primeira ordem, há muitos e muitos anos.

Neste blogue, já em 2006, andávamos a fazer alertas para o estado em que se encontrava a duna logo a seguir ao chamado “Quinto Molhe”, a sul da Praia da Cova.
Escrevemos, então que, "por vezes, ao centrar-se a atenção sobre o acessório, perdia-se a oportunidade de resolver o essencial..."
Foi o que aconteceu.

Hoje, depois de anos e anos de alertas e preocupações sinto-me mais aliviado: as dunas a sul do quinto molhe, desfeitas pela natureza e pelos erros cometidos pelos homens, estão a ser refeitas, como a foto acima e as que podem ver clicando aqui, atestam.
Só é vencido quem desiste de lutar por aquilo em que acredita. 
Nunca duvidei que o bom senso acabaria por imperar.
Contudo, o "Alerta Costeiro" vai continuar.
A Liberdade é isto - mesmo que a justiça não seja realizada, a liberdade preserva o poder de protesto contra a injustiça e ainda pode contribuir para salvar a Aldeia...

3 comentários:

Anónimo disse...

Cito Camus.
ARTE: “A arte não é para mim um prazer solitário É uma maneira de comover o maior número possível de homens, oferecendo-lhes uma imagem privilegiada dos sofrimentos e alegrias comuns.”

Este blogue anda a alertar há anos, com engenho e arte nas postagens que diariamente edita, sobre este importantíssimo problema que começou hoje a ser resolvido.
As coisas não acontecem por acaso. Sublinhe-se por isso a persistência e a coragem do autor deste espaço, pois durante anos, com a sua luta teimosa e certeira, andou a incomodar muitas consciências e interesses instalados.
Esta vitória restitui decência e dignidade aos covagalenses.
O autor deste blogue mostrou qur há verdadeiras “causas” pelas quais vale a pena lutar, pois são património dos democratas que estão presentes em todos os quadrantes políticos, ideológicos e partidários.
Essas causas resumem-se em palavras simples: Liberdade e gostar das pessoas e da Terra em que se nasceu ou vive.

A Arte de Furtar disse...

Há homens que lutam um dia e são bons,
há outros que lutam um ano e são melhores,
há os que lutam muitos anos e são muito bons.
Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.

Bertolt Brecht

Bem haja, "Outra Margem".

ANTÓNIO AGOSTINHO disse...

obrigado pelos comentários.