sábado, 7 de novembro de 2015

Só para ver a direita em pulgas já vale a pena...

Tenho estado a ver no programa da SIC/N, Expresso da Meia-Noite, um debate sobre o actual momento político.
A direita (João Almeida, pelo CDS/PP e António Leitão Amaro, pelo PSD) não entende o silêncio de António Costa e não suporta não conhecer o acordo que está a ser negociado entre o PS, o PCP e o Bloco de Esquerda. 
A direita queria conhecê-lo  para fazer o mesmo que fez durante a campanha eleitoral. Esconder o seu programa e discutir o do PS.
António Costa faz muito bem em estar calado. E o PCP também. Um acordo cuja finalidade é construir uma alternativa de governo não pode ser discutido na praça pública enquanto está a ser negociado. Bem sabemos que não é vulgar nem fácil controlar fugas de informação num País em que a informação política raramente provém de fontes identificadas.
Da parte do PCP não se estranha e merece elogio a reserva de Jerónimo de Sousa e da equipa que integra as negociações com o PS. Não é costume o PCP adoptar certas tácticas da informação política frequentes noutros partidos. Da parte do Bloco de Esquerda, um partido menos “disciplinado” que o PCP e com muito mais sensibilidades políticas no seu seio, também se percebe a diferente estratégia de Catarina Martins, em assegurar ao seu eleitorado que o Bloco se mantém fiel às suas promessas eleitorais.
O mais relevante em tudo isto - e daí o desespero dos representantes da direita que estão a debater com João Ferreira (pelo PCP) e Eduardo Cabrita (pelo PS) estarem em pulgas para saberem algo... - é António Costa e a sua equipa de negociadores resistirem  às habituais fugas sobre o conteúdo das negociações apesar de tal ter trazido alguma inquietação e agitação dentro do PS.
O comportamento de Francisco Assis e dos seus seguidores, aí está para o provar.
António Costa e Jerónimo de Sousa, no momento e no local certos,  vão  este fim de semana, levar à discussão dos órgãos dos respectivos Partidos o resultado das negociações. 
Costa e Jerónimo não brincam em serviço. A direita - incluindo Assis... - que tenha paciência, muita paciência mesmo...

Sem comentários: