segunda-feira, 18 de abril de 2016

Posto de Saúde da Cova Gala vai encerrar em breve... Tudo aponta, para o final deste mês

Lembram-se?..
No passado dia 14 de dezembro de 2015, alertei os caros velhotes e caras velhotas cá da Aldeia: Lavos ganha Centro de Saúde com “tecnologia de ponta”.
Passo a recordar o alerta.

"Ontem foi dia de festa para os lavoenses, com a inauguração do Centro de Saúde de Lavos, uma antiga aspiração e que provou que a “união faz a força”, já que a sua concretização ficou a dever-se às “parcerias” e esforços de vários organismos.
Obra rondou os 800 mil euros e é exemplo de uma “boa parceria”."

Pois é, caros velhotes e caras velhotas cá da aldeia, vocês andam há mais de 25 anos a votar sempre nos mesmos para escolher o presidente da junta local, os tais que, por oportunismo, se ligaram numas eleições ao PSD e, noutras, pelos mesmos motivos,  ao PS. 

Pois é, caros velhotes e caras velhotas cá da Aldeia, contudo,  vocês não estiveram sós no voto que deram, nos últimos 25 e tal anos,  sempre aos mesmos...
A malta da pesca deu. Os merceeiros deram. As donas de casa deram. A malta que tem banca no mercado deu. A malta que tem casa na habitação social deu. A malta das colectividades deu. A malta que joga à sueca nos clubes deu. A malta que ocupa os espaços comerciais concessionados pela junta deu. E por aí adiante, maioritariamente. Muito maioritariamente.

Caros velhotes e caras velhotas cá da Aldeia, além de mim, apenas tenho a certeza que na Aldeia, nos últimos 25 anos, apenas o meu barbeiro não deu o voto aos mesmos, porque ele não vota cá.
Felizmente, ninguém é proibido de votar. Também ninguém é obrigado a votar.

Caros velhotes e caras velhotas, cá na Aldeia, para muitos é indiferente quem está no poder na junta e na câmara... E, depois, há aqueles que nem sabem que há eleições. Outros, estão-se borrifando porque acham que não vale a pena. As poucas batatas que ainda se cultivam nos quintais cá da Aldeia, não crescem mais depressa por isso... 

Caros velhotes e caras velhotas cá da Aldeia, se quisermos existem mais de mil e uma razões para votarmos assim, ou assado, ou até para não votarmos. Todos temos direito ao voto em cada votação- um.
Toda a gente sabe isso. Da utilidade que lhe formos dando ao longo dos anos, colheremos depois o retorno. 
"Ontem foi dia de festa para os lavoenses"...

Caros velhotes e caras velhotas da minha Aldeia: se me perguntassem, hoje, o que penso sobre isso, além de não deixar de felicitar o Zé Elísio, diria -  “nada”.
Mas, penso - e penso que muita coisa vai acontecer no futuro, para azar, incómodo e desconforto, dos caros velhotes e das caras velhotas cá da Aldeia."

Entretanto, aquilo que eu pensava que ia acontecer no futuro, para azar, incómodo e desconforto dos caros velhotes e das caras velhotas cá da Aldeia vai acontecer em breve.
Falava-se, era uma hipótese e de repente e, mais uma vez, confirmou-se o aforismo popular: "o corno" é sempre o último a saber...
Segundo informação que me chegou, a partir do o próximo dia 2 de maio quem quiser ir ao médico, tem de ir a Lavos, pois o nosso excelente, funcional e acessível Posto de Saúde da Cova e Gala (que já vem do tempo do fascismo...) vai encerrar...
A Junta de Freguesia de S. Pedro não deve saber de nada... A Câmara Municipal da Figueira da Foz também não deve saber de nada...
Gosto de instituições, de pessoas e de bichos capazes de exprimirem sentimentos (bem sei que sou exigente, pois bem sei que não há muitas instituições, muita gente, nem muitos bichos capazes de preencherem esta característica fundamental), pelo que nem me passa pela cabeça que se, porventura, a Câmara da Figueira ou a Junta de Freguesia de S. Pedro, por acaso, tivessem sabido alguma coisa não deixariam os seus créditos por mãos alheias na defesa da população, em especial, dos caros velhotes e caras velhotas que tanto contribuíram para a sua eleição.
Aquilo que eu sei, é que o presidente da junta de freguesia da Marinha das Ondas, talvez porque ande de boas relações com algum espírito santo de orelha, conseguiu negociar a manutenção, por enquanto, de um médico na sua freguesia e o outro vai para Lavos...
O Povo, como sempre, mais uma vez é o "corno" da fita... 
Para além do mais, este, caros e caras covagalenses é um caso, no mínimo, dramático para nós: que transportes públicos existem para as ligações que teremos de fazer a partir de 2 de maio ao Centro de Saúde Lavos?

4 comentários:

Martinha Lacerda disse...

Tenho uma sugestão, se me permitem, a fazer.
Já que a junta de freguesia da vossa vila, pelos vistos, não serve para nada, porque não a encerram e enviam para Lavos?..
A contra partida a exigir seria a manutenção do posto médico aberto e ao serviço de uma população carenciada desse, esse sim, um serviço imprescindível.

Anónimo disse...

o triste da questão é os elementos da direcção e da assembleia da junta ,não saberem de nada será que vivem cá na cova-gala ou em outro planeta?

Anónimo disse...

Próximo passo:
Terminar com a Junta de Freguesia e anexá-la a Lavos como já foi.
Força Zé Elísio PERNAS.

Rafael Lima Mano disse...

aINDA TENHO FÉ NO NOSSO PRESIDENTE DA JUNTA, SE NÃO DER É PORQUE ALGUEM MAIOR QUE ELE NÃO CUMPRIU E NÃO APROVOU.... O PRESIDENTE DA NOSSA JUNTA NÃO É O TODO PODEROSO, EXISTE ALGUEM ACIMA QUE PÕE E DISPÕE..... E ESSE SIM DEVE IR PARA A RUA, PORQUE PRESIDENTE DA CAMARA NÃO TRATA SÓ DA SUA CIDADE E DA SUA CAMARA MAS SIM DE TODAS AS VILAS E ALDEIAS PERTENCENTES E JUNTAS. SE O POSTO FECHAR É FECHAR PORTAS NAS PROXIMAS ELEIÇOES PARA O ACTUAL PRESIDENTE DA CAMARA....