sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Investe-se muito mais em remédios para a virilidade masculina e no silicone para mulheres do que na cura da doença de Alzheimer. No futuro viveremos no meio de velhas de seios grandes e velhos de pau duro... Mas, eles e elas não se lembrarão para que é que aquilo serve...

"Dom Helder da Câmara, que foi arcebispo do Recife, escreveu: “Não há liberdade sem independência económica”
O que significa sem liberdade económica. 
Esta proposição, este pensamento, não é utópica, nem subversiva. 
Na sociedade actual, considerando que 99% da população tem de trabalhar para sobreviver, o importante é existir trabalho para todos. Remunerado de forma a assegurar as suas necessidades. 
Não se trata de alinhavar conceitos marxistas. Todos sabemos que nesta premissa se baseia a existência de uma sociedade equilibrada. 
Até o actual presidente dos Estados Unidos usou e abusou das necessidades dos desempregados pelo encerramento de fábricas, de aço, de automóveis, de minas; e a neofascista Le Pen jogou com o desemprego, ou emprego precário, de milhões de franceses. Sem vida digna não há utopia que resista. A salvação da alma, para os crentes, implica, parece-me, a salvação do corpo. 
La Fontaine, numa fábula: "E cada um só acredita/ No que receia ou deseja"
A história tem dado razão ao escritor francês. 
Os exemplos multiplicam-se. Mas sem certezas, embora temperadas pela dúvida metódica, sem determinação,  sem amor, a vida do homem complica-se. 
A “doença oculta” portuguesa, de que falou Jorge de Sena no seu poema “Portugal”, está mal, ou não diagnosticada. Vamos “inspeccionando as chagas / uns dos outros”, mas a cura continua longínqua, por descobrir."
Onde está a cura?, uma crónica de António Augusto Menano, escritor.

Sem comentários: