segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Calma, tudo está no seu lugar: Rui Duarte, é apenas mais um político numa cidade onde o cinismo, a falta de palavra e de honra não têm limites...

Estávamos em 23 de Fevereiro de 2017.
Escrevia-se neste blogue.
Esta semana pode ficar resolvido o problema de Buarcos S. Julião: Esteves vai candidatar-se a um terceiro mandato e Duarte pode ir para assessor ou para a Figueira Domus...
O segundo round entre José Esteves, o presidente da junta de freguesia de Buarcos/S. Julião, que pretende recandidatar-se,  e Rui Duarte, que lhe quer ocupar o lugar, vai realizar-se em breve.
Segundo o apurado pelo OUTRA MARGEM, sexta-feira  João Galamba, deputado do PS, vem à Figueira tentar convencer Rui Duarte a desistir a favor de José Esteves.
João  Portugal e João Galamba ERAM os elementos que mais pressão faziam em Lisboa para reconduzir José Esteves a um terceiro mandato à frente da maior freguesia do concelho da Figueira da Foz.
Tudo isto, NA ALTURA,  ainda estava no segredo dos deuses do PS local, para evitar fugas de informação e alarme nas hostes do PS local.
Contudo, OUTRA MARGEM conseguiu furar o bloqueio e apurou , junto de fonte segura, que existia um plano B: a  reunião prevista para os Lavadouros de Buarcos, para sábado à noite, podia ser substituída por um jantar de mediação, entre os representantes de José Esteves e Rui Duarte.

Sabemos o que aconteceu. Depois de ter apresentado a sua candidatura, Rui Duarte desistiu.  Segundo o que apurámos, NA ALTURA, Hugo Pires (secretário nacional para a Organização do PS)  tentou "comprar" Rui Duarte. Ofereceu-lhe vários lugares.
Contudo, Rui Duarte resistiu, NA ALTURA. Dizia (disse-mo a mim, pessoalmente, uma tarde no Cabedelo), "que tinha profissão e que não estava à venda."

Hoje, no jornal AS BEIRAS está confirmado aquilo que, há muito, se sabia que ia acontecer, pois estava escrito nos astros. 
(Desta vez, OUTRA MARGEM, APESAR DE SABER DE FONTE SEGURA, JOGOU À DEFESA...)
 "O antigo número dois da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião deverá ser hoje aprovado, na reunião da Câmara da Figueira da Foz, como administrador executivo da empresa municipal Figueira Domus. Rui Duarte substitui Nuno Gonçalves, eleito vereador nas eleições autárquicas de outubro último
A ida do jovem ex-autarca para a empresa municipal de habitação social chegou a ventilar-se quando decorria a disputa interna. Perante os rumores, Rui Duarte reagiu no Facebook, dando a entender que aquela ou qualquer oferta de cargo público não o demoveriam da sua determinação de ser candidato à referida junta de freguesia. No entanto, alguns meses depois, eis que aceita o convite do presidente da câmara, João Ataíde. “Agradeço o voto de confiança do presidente [da câmara]. É um desafio que me permite continuar a prestar um serviço público e trabalhar em prol da comunidade”, declarou Rui Duarte ao Diário As Beiras. Acerca da posição que tomou quando disputava a liderança da lista da candidatura do PS à Junta de Buracos e São Julião, o antigo braço-direito de José Esteves esclareceu que, naquela altura, o convite não lhe fora formalizado.
Rui Duarte acrescentou, ainda a propósito da mudança de opinião acerca do cargo de nomeação política, que foi até pôde ir com a sua determinação."

Nota de rodapé.
Não se admirem com a minha intuição. 
Não pensem, porém, que tenho mais um sentido que o comum dos normais - seria o sexto! 
Tudo isto é simples de explicar: a minha intuição resume-se apenas à expressão de um cálculo de probabilidades que a experiência, e alguma informação privilegiada a que temos acesso por fontes credíveis, nos fornece.
O segredo, é que, alguns, apuram o resultado da equação mais rápido que outros. 
Esta, é a minha intuição!
Como sempre, o futuro diz sempre de sua justiça. 
É preciso é saber aguardar serenamente.

Foi por estas e por outras que,  eu, citando Charles Chaplin, continuo a ser apenas um palhaço, o que chega para me colocar a um nível bem mais alto do que o de qualquer político figueirense.

3 comentários:

Anónimo disse...

Tachos à medida para calar hipotéticos opositores...

O PS municipal pensa à distância o "como" controlar o partido e calar algumas vozes reguilas.

O rebanho tem de estar manso!

Anónimo disse...

E era uma vez um cagalhão engravatado que queria que queria ser politico se isto é o futuro estamos lixados.

Anónimo disse...

Tristeza!