terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Se a polémica existe - e ele diz que sim - então o caso é muito sério...

António Tavares, vereador do PS, hoje no jornal As Beiras. “Este banalizar da opinião, manifestado sobretudo nos novos suportes com que hoje se comunica, como as redes sociais, foi já alvo de análise de Nicholas Carr, um teórico das tecnologias da informação, que se refere ao fenómeno utilizando conceitos como os de “geração superficial” e de “comunicação oca” e por Andrew Keen, um dos criadores das redes sociais, que numa frase sintetiza o fenómeno: “demasiada opinião, pouco conhecimento”.
E,  um pouco mais à frente, escreve António Tavares. “É natural que, banalizada, oca, superficial, efémera e líquida, a opinião, dotada de fraco conhecimento, serve de muito pouco, sobretudo quando destila ódios pessoais e assenta na falta de estudo e informação ou na deturpação maliciosa de factos. É preciso alinhavar para além dela; como é usual dizer-se, não basta olhar, é preciso ver.”
Tal como, certamente,  o vereador, agora, pelos vistos, também colunista, conheço alguns ditos defensores acérrimos e indefectíveis  do direito à opinião e da liberdade de expressão, mas que,  quantas vezes, não lhes apeteceu ver pessoas presas e torturadas,  pelo que opinam ou pensam,  ou, simplesmente, sei lá, pelo penteado que ostentam ou pelo que vestem!..
Ora bem, uma polémica destas, tratada assim, numa crónica de jornal, em torno da liberdade de opinião, ou, melhor,  dos meios onde agora a podemos exprimir, também pode fazer-nos recuar até ao século  XX...
Todavia, para desgosto de alguns, lembre-se, estamos no século XXI, a tal “sociedade do espectáculo em que vivemos, despida de ideologias e valores.”
Como escreve ainda António Tavares, “este “paleio” produz muito ruído e encrespa a espuma dos dias.”
Não deixa de ter a sua ironia, que para derrubar a lista de direita mais fraquinha  que se candidatou à Câmara da nossa cidade (pelo menos de que há registo na minha memória),  todo o PS figueirense se tenha tido de juntar nas últimas autárquicas movido por "interesses" -  também pessoais...

2 comentários:

anamar disse...

Verdade???

Essas coisas não acontecem na Figueira nem em lado nenhum...

lol

Abraço

Anónimo disse...

"as redes sociais…”.
A comunicação está a mudar, habituem-se.
E a que velocidade...