sábado, 7 de novembro de 2015

Olívia Ribau poderá ser hoje retirado do local do acidente

foto António Agostinho
O arrastão naufragado à entrada do porto da Figueira da Foz, há um mês e um dia, poderá ser posto a flutuar e rebocado para os estaleiros ao longo do dia de hoje, informa na sua edição deste sábado o jornal AS BEIRAS, citando fonte portuária. 
Os trabalhos de preparação da remoção da embarcação decorrem há vários dias e o Olívia Ribau, que estava submerso em posição invertida junto ao molhe sul da Figueira da Foz, encontra-se desde ontem de manhã na posição original, depois de ter sido rodado, em duas fases. A última decorreu na manhã de ontem. 
De harmonia com o mesmo jornal, que continua a citar a fonte da Administração do Porto da Figueira da Foz, nas próximas horas a empresa de salvação marítima contratada pelo armador irá continuar a esvaziar a embarcação da “água limpa” que se encontra no interior, no intuito de ser possível por o arrastão a flutuar e rebocá-lo para os Estaleiros Navais do Mondego. "Está a fazer-se o esgoto da água o que ainda vai demorar algumas horas. É água limpa, mas se a água que está nas máquinas apresentar hidrocarbonetos, para-se”, garantiu a fonte, indicando, no entanto, que o arrastão está circundado por barreiras de combate à poluição e possui uma quantidade não totalmente determinada de gasóleo nos depósitos. 
Quem tem estado no local a acompanhar os trabalhos, como é o caso do autor deste blogue e largas dezenas de pessoas, porém, tem notado no ar um forte cheiro a gasóleo...
Fica o registo: se tudo correr como o previsto, em princípio o arrastão será hoje removido. Posteriormente, segue-se o reboque do arrastão para o estaleiro, a remoção do fundo do rio de uma rede que ali se encontra e  a ponte da embarcação que está partida “mas fora do canal de navegação”
Neste momento, a prioridade é retirar o arrastão. Na próxima semana os trabalhos deverão ficar concluídos.
Espera-se, no entanto, que a segurança na entrada da barra da Figueira não fique, mais uma vez, esquecida.
O saldo de mais um naufrágio ocorrido nesta nossa barra foi trágico: no arrastão Olívia Ribau naufragado a 06 de outubro, seguiam sete pescadores. Dois foram resgatados com vida, uma hora depois do acidente, por uma moto de água da Polícia Marítima e cinco morreram.
A segurança e o salvamento marítimo, continua a ser um caso grave na barra da Figueira que o acidente do Olívia Ribau pôs a nu...

Sem comentários: