quinta-feira, 1 de março de 2018

Sou do tempo em que havia tempo na Assembleia Municipal

José Duarte, presidente da AM. Foto Beiras
Conforme se pode ler no DIÁRIO AS BEIRAS, "o período dedicado aos assuntos gerais de interesse do município na Assembleia Municipal  da Figueira da Foz, durante o qual os deputados municipais apresentam propostas e questionam o executivo camarário, tem duração de uma hora.
Na sessão da passada terça-feira, o deputado Teotónio Cavaco, líder do PSD naquele órgão autárquico, foi interrompido pelo presidente da mesa, o socialista José Duarte, quando contabilizava dois minutos e 16 segundos de intervenção, depois do presidente da câmara, João Ataíde, ter falado durante 50 minutos, para responder a 13 questões.
O autarca da oposição reclamou, afirmando que João Ataíde falara durante mais tempo do que os deputados. O presidente da AM, o socialista José Duarte, lembrou-lhe que já havia esgotado o seu tempo antes de João Ataíde iniciar a sua sessão de respostas.
João Ataíde disse ao DIÁRIO AS BEIRAS que o tempo das suas intervenções na AM está “intimamente ligado” às questões que lhe são colocadas e ao “necessário esclarecimento” que lhe compete fazer à assembleia.
No final da sessão, Manuel Rascão Marques e José Duarte protagonizaram momentos de alteração verbal, quando o primeiro fez reparos à forma como o segundo conduzira os trabalhos.
“O presidente da AM faz uma gestão do tempo muito limitativa para os partidos e muito generosa para o presidente da câmara”, atirou o autarca da oposição, falando ao DIÁRIO AS BEIRAS.
“Houve má-fé, porque Teotónio Cavaco, Rascão Marques e Manuel Domingues [do PSD] voltaram a inscrever-se para prejudicarem o andamento da assembleia”, ripostou, por sua vez, o presidente da assembleia.
Com aquele e outros episódios que se produziram naquela sessão da assembleia, a alteração ao regimento ganhou relevância. Aliás, a Comissão Permanente da assembleia deverá reunir-se para apresentar propostas.
A maioria socialista, através de João Portugal, líder do PS na AM, disse ao DIÁRIO AS BEIRAS que está disponível para debater o assunto com a oposição."

Em tempo.
Pelo que li e pelo que tenho constatado ao vivo, a oposição na AM luta com falta de tempo!  
É um bem escassíssimo, para a  oposição, o sacana do tempo! 
A "oposição quer que o presidente da Câmara da Figueira da Foz fale durante menos tempo na Assembleia Municipal"
Sejamos optimistas, pois isso não vai ser difícil: basta ao Senhor Presidente da Câmara ser um pouco mais pragmático.
Isto é: pede-se ao Senhor João Ataíde que seja mais prático e objectivo.

Sem comentários: